Após a prova de primeira fase do vestibular da UFPR de 2025/2026 o reitor da universidade, Marcos Sunye, anunciou em uma entrevista a jornalistas, que iria encaminhar uma proposta ao Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da UFPR para que o vestibular a partir de 2026 fosse realizado em fase única.
Os argumentos do reitor eram voltados para a redução da abstenção dos candidatos ao vestibular e simplificação o processo seletivo para aqueles que moram em outras cidades, evitando a necessidade de deslocamento e hospedagem em dois momentos diferentes para a realização do processo seletivo. Além disso, Sunye argumentou que a fase única do vestibular também evitaria a coincidência de datas com processos seletivos de outras instituições, como aconteceu esse ano, provocando a antecipação da aplicação da primeira fase do vestibular da UFPR em duas semanas, do dia 19/10 para o dia 05/10.
A nova proposta foi aprovada essa quinta-feira (30/10) pelo CEPE e estabelece que o processo seletivo será composto por duas provas, uma objetiva de conhecimentos gerais e uma discursiva de compreensão e produção de textos. No entanto, aspectos estruturais e logísticos da prova, como o
número de questões, alternativas e produções de texto, além do número de dias de aplicação da prova, período de inscrição e data da prova ainda serão definidos e divulgados no edital do processo seletivo, conforme o coordenador geral do Núcleo, professor Marco Antonio Randi.
Além disso, a proposta sugere que apenas os candidatos com melhor desempenho serão classificados e terão suas provas de compreensão e produção de texto corrigidas, ou seja, a prova de conhecimentos gerais continua com aspecto classificatório e eliminatório. O número de classificados em cada curso será definido conforme sua concorrência.
Independentemente das mudanças no processo seletivo, se você quer prestar o vestibular da UFPR em 2026 e quer ter a melhor preparação, a melhor opção é ser FEDERAL desde o cursinho. Conheça agora o Federal Online, a maior plataforma para o vestibular da UFPR.
Vem ser FEDERAL desde o cursinho!